01/10/2008

nada Yoga

Nada Yoga


"O cervo é capturado por um som suave.
A naga é atraída por uma música delicada.
A Raga Punnagavarrali encanta a cobra.
A mente mergulha numa música melodiosa.
O som cativa a mente.
Portanto, você pode facilmente controlar a mente;
Através da prática do Nada Yoga"

        "Saudações ao nadam, guia para a vida interior e fonte de felicidade para todos! É o guru interior, revelando-se como Nāda, bindu e kāla. Aquele que se dedica ao guru interior, 'nada' (o som interno), obtém a suprema bem-aventurança". Hatha Yoga Pradipika IV, 1]
        Nāda Yoga é um antigo sistema metafísico indiano. É tanto um sistema filosófico, como uma terapia ou uma forma de yoga. Este sistema teórico e seus aspectos práticos baseiam-se na premissa de que todo o cosmos e tudo o que existe no cosmos, incluindo os seres humanos, consiste em vibrações sonoras, denominada Nāda (spanda no Shivaísmo da Cachemira). Esse conceito sustenta que a energia sonora em movimento forma a estrutura material do cosmos, mais do que as partículas materiais.
        Nāda Yoga é também um modo reverencial de se aproximar e responder ao som. Neste contexto, som [e] música carregam um peso espiritual mais significativo do que normalmente é fornecido pelas percepções sensoriais. O som e a música desempenham um poderoso meio para alcançar uma unidade mais profunda tanto com o cosmo exterior e com o interior. O uso de vibrações sonoras e ressonâncias atenua as condições psicológicas e espirituais anormais; Também é empregado para ativar os chakras, os centros de energia.
        Este sistema, divide a música em duas categorias: música interna, anahata, e música externa, ahata. Enquanto a música externa é levada à consciência através do sistema auditivo onde a energia mecânica é convertida em impulsos nervosos e depois transformada no cérebro em sensações de som; Analogamente, o chakra anahata é responsável pela percepção da música interna, mas não na forma de um órgão sensorial normal.
        O conceito anahata (som não-batido, ié. não produzido pela interação de duas partes) refere-se às próprias vibrações sonoras pessoais, que se pensa estar intimamente associadas ao self individual e ao Self transcendental de modo que uma pessoa não pode compartilhar suas percepções em anahata com outro ser humano. Em outras palavras, esse som interior é sagrado e, quando discriminado poderá ativar os chakras do praticante. Com a mente concentrada em som contínuo e respiração controlada, o indivíduo pode, de acordo com Nāda yoga, "ouvir" seu próprio anahata, seu "som interno", que pode assumir até nove formas diferentes. 
         No Nāda yoga, um dos principais sons respiratórios é ahaṃ, onde cada parte da palavra (a ha ṃ) é focada e falada individualmente. Os ecos produzidos por cada uma dessas letras faladas são momentos em que o yogin deve mergulhar e descansar. Agora, por causa dos desequilíbrios dentro do corpo humano, Nāda yoga começa removendo as doenças e impurezas "despertando o fogo no corpo (jāhhara)" com o uso de um som parecido com o de uma abelha. É importante notar que quando o yogin / yogini está formando sons, sua mente não deve se deslocar para outras entidades.
Literatura
          O Śūraṅgama Sūtra, muitas vezes soletrado Shurangama Sutra ou Surangama Sutra em inglês, é um sutra Mahayana e um dos principais textos utilizados na escola Chan no budismo chinês. No Surangama Sutra, Avalokitesvara diz que alcançou a iluminação através da concentração no sutil som interno. Buda, em seguida, elogia Avalokitesvara e diz que este é o caminho supremo a seguir.
        "Quão dolorosamente misterioso é o Som Transcendental de Avalokiteshvara! É o puro som de Brahman. Esse som misterioso traz libertação e paz a todos os seres conscientes que em sua angústia estão pedindo ajuda; traz uma sensação de permanência para aqueles que estão realmente buscando a conquista da paz de Nirvana ... Todos os Irmãos nesta Grande Assembléia, e você também, Ananda, devem reverter sua percepção externa de audição e ouvir internamente o som perfeitamente unificado e intrínseco de sua própria Mente-Essência, assim você alcançará a Suprema Iluminação".

Nada Yoga: Wikipedia
Nada Bindu Upanishad
Shurangama Sutra

Vídeos
Delta Sync Ocean Waves
BrainSync - Alpha Waves w/ Fractals
Brain waves and dimensions of sound
Subliminal Music Brainwave
Angel meditation
Inside the Great Pyramid-Paul Horn
Zen Meditation-Tony Scott
Crystal Suite-Stephen Halpern
Vangelis - Creation du Monde
Tangerine Dream - Phaedra
Tangerine Dream - Stratosfear
Tangerine Dream - Legend
Raga Piloo - R Shankar e Y. Menuin
Raga Anandi Kalian - Ravi & Anouska Shankar
Panchan Se Gara - Anouska Shankar
Deep Meditation Mind Blowing Visualizations
Pukaea 3D Meditation - Jaz Coleman and Hinewehi Mohi 
Instant Pineal Activation - Pure Tones



Nenhum comentário: