05/03/2023

Vaiśeṣika Sūtra (Vaisheshika Sutra) - Introdução


"Existe um sistema único de física que considera não apenas a matéria, mas também os observadores (e a consciência) e esse sistema é descrito no Vaiśeṣika Sūtra, que apresenta uma representação conceitual do espaço, a matéria densa visível composta de quatro tipos diferentes de átomos, e observadores sencientes" Subhash Kak.

Vaisheshika ou vaiśeṣika (vaiśeṣika vem de viśeṣa, que significa "particularidade, característica") é um dos seis darśanas da filosofia indiana. Em seus estágios iniciais, era uma filosofia independente com sua própria metafísica, epistemologia, lógica, ética e soteriologia. Com o tempo, o Vaiśeṣika tornou-se semelhante em seus procedimentos filosóficos, conclusões éticas e soteriologia ao Nyāya, mas manteve diferenças em epistemologia e metafísica. A epistemologia do Vaiśeṣika, como a do budismo, aceita apenas dois meios confiáveis de conhecimento: observação direta (pratyakṣa) e inferência (anumāna).
Este Darśana é direcionado ao conhecimento das coisas singulares como tais, consideradas de forma distinta em sua existência contingente e pode ser definida como um realismo atomístico pluralista . Tenta definir as características gerais das coisas observadas e postula seis categorias (padārtha) através das quais "classifica" a multiplicidade da manifestação: substância (dravya), qualidade (guna), ação (karma), generalidade (sāmānya), particularidade (viśeṣa), inerência (samavāya) que são redutíveis aos  paramāṇus (átomos), e determinam as experiências de uma pessoa. Tudo é composto de átomos, qualidades surgidas de agregados de átomos, mas a agregação e a natureza desses átomos são predeterminadas por forças cósmicas.
O Vaiśeṣika darsana foi estabelecido por Kaṇāda Kashyapa por volta dos séculos VI a II AC, e está dividido em dez livros.
Como com qualquer outro darśana, sua busca pela verdade das coisas visa libertar a consciência do indivíduo aprisionado na ignorância. De acordo com a escola Vaiśeṣika, o conhecimento (jñāna) e a libertação (mokṣa) são alcançáveis por uma compreensão completa das seis categorias: substância, qualidade, atividade, generalidade, particularidade e inerência.
Os principais comentários ao Vaiśeṣika Sūtra são o Padārthadharmasaṁgraha de Praśastapāda (séc IV) conhecido como bhāṣya do Vaiśeṣika Sūtra, é considerado um trabalho independente sobre o assunto, e o Daśapadārthaśāstra de Candramati, baseado no tratado de Praśastapāda, está disponível apenas em tradução chinesa. O mais antigo comentário disponível ao tratado de Praśastapāda é Vyomavatī de Vyomaśiva (século VIII). Os outros três comentários são Nyāyakandalī de Śridhara, Kiranāvali de Udayana (século X) e Līlāvatī de Śrivatsa (século XI). A Saptapadārthī de Śivāditya que também pertence ao mesmo período, apresenta os princípios do Nyāya e do Vaiśeṣika como parte de um todo. Wikipedia: Vaisheshika

As Categorias (Padārtha))
Dravya (substância): As substâncias são concebidas nas formas: pṛthvī (terra), ap (água), tejas (fogo), vāyu (ar), ākaśa (espaço), kāla (tempo), dik (direções), ātman (self) e manas (mente). As cinco primeiras são chamadas de bhūtas, as substâncias que possuem qualidades específicas podem ser percebidas por um ou outro sentido externo. 
Guṇa (qualidade): O Vaiśeṣika Sūtra menciona dezessete guṇas (qualidades), às quais Praśastapāda acrescentou outras sete. Enquanto uma substância é capaz de existir independentemente por si mesma, um guṇa (qualidade) não pode existir dessa maneira. Os dezessete guṇas originais são, rūpa (forma), rasa (gosto), gandha (cheiro), sparśa (tato), saṃkhyā (número), parimāṇa (tamanho/dimensão/quantidade), pṛthaktva (individualidade), saṁyoga (conjunção/acompanhamentos), vibhāga (disjunção), paratva (prioridade), aparatva (posterioridade), buddhi (conhecimento), sukha (prazer), duḥkha (dor), icchā (desejo), dveṣa (aversão) e prayatna (esforço). A estes Praśastapāda acrescentou gurutva (peso), dravatva (fluidez), sneha (viscosidade), dharma (mérito), adharma (demérito), śabda (som) e saṃskāra (faculdade).
Karma (atividade): Os karmas (atividades) como guṇas (qualidades) não têm existência separada, eles pertencem às substâncias. Mas enquanto uma qualidade é uma característica permanente de uma substância, uma atividade é transitória. 
Ākāśa (espaço), kāla (tempo), dik (direções) e ātman (self), embora substâncias, são desprovidas de karma (atividade).
Sāmānya (generalidade): Como há pluralidade de substâncias, haverá relações entre elas. Quando uma propriedade é encontrada em comum a muitas substâncias, ela é chamada de sāmānya.
Viśeṣa (particularidade): Por meio de viśeṣa, somos capazes de perceber as substâncias como diferentes umas das outras. Como os átomos últimos são inumeráveis, os viśeṣas também são.
Samavāya (inerência): Kaṇāda definiu samavāya como a relação entre a causa e o efeito. Praśastapāda o definiu como a relação existente entre as substâncias que são inseparáveis, estando umas com as outras na relação do recipiente e do contido. A relação de samavāya não é perceptível, mas apenas inferida da conexão inseparável das substâncias.
A teoria atômica
De acordo com a escola Vaiśeṣika, os trasareṇu são as menores partículas (perceptíveis) e definidas como tryaṇukas (tríades). Estes são feitos de três partes, cada uma das quais é definida como dvyaṇuka (díade). Os dvyaṇukas são concebidos como feitos de duas partes, cada uma das quais é definida como paramāṇu (átomo). Os paramāṇus (átomos) são indivisíveis e eternos, não podem ser criados nem destruídos. Cada paramāṇu (átomo) possui seu próprio viśeṣa distinto (individualidade) e tem uma relação inerente que é responsável pela mudança e movimento.

Conteúdo
O Vaisheshika Sutra é dividido em dez capítulos, cada um subdividido em duas seções chamadas āhnikas.
Livro I - Dos Predicáveis - A: Da Substância, Atributo e Ação. B: Do Gênero e Espécie.
Livro II - Das Substâncias - A: Terra, Águas, Fogo, Ar e Espaço. B: Dos Cinco Bhūtas, Tempo e direções.
Livro III - Do Self e da Mente - A: Das Marcas de Inferência. B: Da Inferência do Self e da Mente.
Livro IV - Da Origem dos Corpos - A: Dos Átomos. B: Dos Produtos Atômicos Tangíveis.
Livro V - Da Investigação da Ação - A: Da Ação Voluntária. B: Da Ação Não Volitiva.
Livro VI - Da Investigação do Dharma e A-Dharma - A: Dos Deveres Védicos. B: Da Produção do Dharma e do A-Dharma.
Livro VII - Do Exame dos Atributos e da Combinação - A: Da forma, sabor, cheiro e toque e magnitude. B: Do Número, Separação, Conjunção, etc.
Livro VIII - Da Cognição Ordinária por meio de Conjunção ou Combinação - A: Da Cognição Apresentativa. B: Da Cognição Duplamente Apresentativa.
Livro IX - Da Cognição Ordinária e Transcendental - A: Da Percepção Ordinária da Inexistência e da Percepção Transcendental. B: (Cognição inferencial)
Livro X - Das Diferenças dos Atributos do Self e das Causas Tríplices; A: Dos Atributos do Self; B: De outras formas de cognição

Nenhum comentário: